terça-feira, 12 de maio de 2009

GENESE - Um acontecimento na V Mostra de teatro escolar de Coimbra





Agradecer ao público as palmas recebidas!


Deixo aqui convosco a notícia do jornal As Beiras sobre a V Mostra de teatro:



Lídia Pereira

Coimbra
O teatro que se faz na escola
A Oficina Municipal do Teatro está a acolher a V Mostra de Teatro Escolar de Coimbra. Até 7 de Maio, quinta-feira, é possível ficar a conhecer, em palco, as propostas de 12 escolas.

De todas as áreas da formação artística que se quer na escola, o teatro tem sido, nos últimos anos, aquela que melhores resultados tem produzido, muito graças ao empenho, dedicação e trabalho de alunos e professores. Prova disso mesmo, são as inúmeras iniciativas promovidas pelo país fora e que, para um público mais ou menos alargado, dão a conhecer a dinâmica escolar no que às artes do palco diz respeito.
Em Coimbra, as escolas secundárias Jaime Cortesão e Quinta das Flores, associadas à Nova Ágora – Centro de Formação de Associação de Escolas, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e das direcções regionais da Cultura e da Educação do Centro, estão a promover a V Mostra de Teatro Escolar de Coimbra. Até ao próximo dia 7, quinta-feira, 10 escolas do concelho, às quais se juntaram mais duas da Lousã (EB 2,3) e de Soure (Instituto Pedro Hispano, em Granja do Ulmeiro), irão mostrar ao público em geral – todas as sessões irão decorrer com entrada livre – o trabalho de um ano.
Nesta V edição, a Mostra de Teatro Escolar de Coimbra irá encerrar, às 21H30, de 7 de Maio, com o espectáculo “Eu, tu, ele, nós, vós, eles”, um texto de Sérgio Godinho, com encenação e dramaturgia de Eurídice Rocha para o colectivo Bonifrates-Júnior. Uma realidade de produção teatral que, sem acontecer no âmbito escolar, envolve ainda assim jovens alunos dos ensinos básico e secundários, enquadrados na realidade de uma estrutura de produção com quase 30 anos de actividade que é a Cooperativa Bonifrates.
De acordo com uma nota da organização, este ano participam na Mostra de Teatro Escolar as escolas EB 2,3 da Lousã, EB 2,3 Silva Gaio, EB2,3 Alice Gouveia, Colégio de S. Martinho, EB 2,3 Eugénio de Castro, Colégio de S. José, Instituto de Almalaguês, Instituto Pedro Hispano, EB 2,3 Eugénio de Castro, Escola Secundária Quinta das Flores, Escola Secundária Avelar Brotero e Escola Secundária Infanta D. Maria. A intenção, tal como em edições anteriores, é que aconteça uma real partilha das experiências de cada uma das escolas presentes, pelo que todos os alunos e professores participantes irão ter a possibilidade de assistir a um dos espectáculos em cena.
Depois de ontem ter sido aberto com as apresentações da EB 2,3 da Lousã, com “Saltita andarilho”; do Colégio de S. Martinho, com “Era uma vez um poeta chamado Camões”; e do Instituto Pedro Hispano, com “Crónica de um falhanço anunciado”; o programa da V Mostra de Teatro Escolar de Coimbra prossegue hoje, às 10H00, com a Escola EB 2,3 Poeta Manuel da Silva Gaio a apresentar “Portugal (em)barca...”. Às 11H30, será a vez do Colégio de S. José levar à cena o espectáculo “A partida da Corte para o Brasil”. Às 15H00, o Colégio de S. Teotónio encerrará a jornada com “O Carnaval dos Pardais”.
Amanhã, o programa prossegue com dois espectáculos: às 10H00, a Escola Secundária Infanta D. Maria apresentará “Camila Baker; e, às 15H00, a Escola EB 2,3 Eugénio de Castro levará ao palco da Oficina Municipal do Teatro de Coimbra a peça “Génese”.

Sem comentários: